ANÁLISE ECONÔMICA DO DIREITO DA LEI 11.101/05: IMPRESCINDÍVEL COMPREENSÃO CONJUNTA ENTRE RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS, FALÊNCIA, DIREITO E ECONOMIA

Autores

  • Henrique Avelino Lana PUC MINAS

DOI:

https://doi.org/10.46560/meritum.v14i2.6168

Palavras-chave:

Análise Econômica do Direito, Recuperação Judicial, Falência

Resumo

Resumo: O presente artigo busca de forma acadêmica e construtiva, sem pretender esgotar o tema, tratar do seguinte problema: se é, ou não, imprescindível compreender a 11.101/05 mediante inteiração entre direito empresarial, recuperação judicial, falência e economia. Para chegar-se a hipótese de resposta ao problema, a metodologia a ser utilizada é a da finalidade de pesquisa aplicada, com pesquisa exploratória, em abordagem qualitativa, por método indutivo, mediante pesquisa bibliográfica, toda ela especializada sobre o tema. Inicialmente, será realizada uma análise da lei de recuperação de empresas em crise e a falência, tratando de seu sentido, princípios e evolução. Em sequência, será feita abordagem explicativa e descritiva da Análise Econômica do Direito, com esteio sobretudo em suas ferramentas metodológicas, para, ao final, se constatar ser inevitável tal inteiração.

Biografia do Autor

Henrique Avelino Lana, PUC MINAS

Doutor, Mestre e Especialista em Direito pela PUC MINAS. Professor de cursos de graduação e pós graduação em Belo Horizonte / MG.

Downloads

Publicado

19/03/20