MOVIMENTOS SOCIAIS E A CONSTRUÇÃO DE UMA CIDADANIA ATIVA NO BRASIL

Autores

  • Ademar Antunes da Costa Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Fabiano Rodrigo Dupont Universidade de Santa Cruz do Sul

DOI:

https://doi.org/10.46560/meritum.v13i1.5883

Palavras-chave:

cidadania ativa, comunidade, movimentos sociais.

Resumo

Com a presente pesquisa tem-se por objetivo analisar as possibilidades de construção de uma cidadania ativa no brasil através do resgate dos laços de solidariedade social, objetivando desenvolver a condição de agente ativo dos sujeitos em suas comunidades. Neste contexto, questiona-se: quais são as possibilidades de construção de uma nova cidadania no brasil através do resgate dos laços de solidariedade social, objetivando desenvolver a condição de agente ativo dos sujeitos em suas comunidades? Para responder a tal problematização, o estudo foi dividido em dois momentos, no primeiro pretende-se compreender a transformação da cidadania a partir da comunidade e o segundo analisar as perspectivas do sujeito, da crise da modernidade e dos movimentos sociais na sociedade brasileira contemporânea. Em sua construção, utiliza-se o método hipotético dedutivo como metodologia de abordagem, no que concerne às técnicas, o aprofundamento do estudo será realizado com base em pesquisa bibliográfica e documental.

Biografia do Autor

Ademar Antunes da Costa, Universidade de Santa Cruz do Sul

Mestre em Direito pela Universidade de Caxias do Sul (2004). Graduado em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (1981). Atua como advogado e professor da Universidade de Santa Cruz do Sul.

Fabiano Rodrigo Dupont, Universidade de Santa Cruz do Sul

Mestre em Direito na Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC, na linha de pesquisa Políticas Públicas com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES e Especialista em Direito Municipal e em Direito Penal. Graduado em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC (2013).

Downloads

Publicado

26/12/18