O PROTAGONISMO DO DIGITAL INFLUENCER
UMA ANÁLISE DA RESPONSABILIDADE CIVIL POR DANO AO CONSUMIDOR FRENTE A EXPANSÃO DO E-COMMERCE
DOI:
https://doi.org/10.46560/meritum.v16i2.8365Resumo
O presente artigo teve como objetivo analisar os reflexos jurídicos provocados pelas relações de consumo intermediadas por influenciadores digitais, através do prisma da responsabilidade civil em face da vulnerabilidade de seu seguidor/consumidor. E tem por objetivos específicos discutir os reflexos do protagonismo do digital influencer na sociedade de consumo com a expansão do e-commerce; conhecer os mecanismos de publicidade e como são debatidos no ordenamento jurídico brasileiro; analisar a repercussão social da publicidade realizada pelos influenciadores digitais; e verificar quais as normas civis e consumeristas aplicáveis a este tema. A relevância do tema mostra-se fundamental, uma vez que os influenciadores digitais apresentam forte presença no cenário virtual, utilizado por quase toda a população de todas as faixas etárias e, assim, visto que se trata de um cenário com público diversificado, vislumbra-se a possibilidade do alcance de consumidores hipervulneráveis, sendo necessário, portanto, os consumidores conhecerem seus direitos e os influenciadores terem a ciência de seus deveres perante seus seguidores. Desse modo, os reflexos sociais provocados por essa realidade merecem especial atenção dos poderes, tanto legislativo como judicial, e da sociedade. A metodologia aplicada no presente estudo será a pesquisa bibliográfica narrativa, baseando-se na análise de doutrinas, legislações, artigos científicos, jurisprudências pertinentes ao tema. Obteve-se como resultado a aplicação da responsabilidade objetiva nos danos causados aos consumidores na relação consumerista formada por intermédio do influenciador digital. Concluiu-se que é necessária a adaptação legislativa em atenção a peculiaridade do caso, bem como a assistência jurídica ao influenciador digital no exercício de suas atividades.
Palavras-chave: Influenciadores digitais. Responsabilidade civil. Vulnerabilidade do consumidor.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).