ANÁLISE ECONÔMICA DO DIREITO DA LEI 11.101/05: IMPRESCINDÍVEL COMPREENSÃO CONJUNTA ENTRE RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS, FALÊNCIA, DIREITO E ECONOMIA

Autores/as

  • Henrique Avelino Lana PUC MINAS

DOI:

https://doi.org/10.46560/meritum.v14i2.6168

Palabras clave:

Análise Econômica do Direito, Recuperação Judicial, Falência

Resumen

Resumo: O presente artigo busca de forma acadêmica e construtiva, sem pretender esgotar o tema, tratar do seguinte problema: se é, ou não, imprescindível compreender a 11.101/05 mediante inteiração entre direito empresarial, recuperação judicial, falência e economia. Para chegar-se a hipótese de resposta ao problema, a metodologia a ser utilizada é a da finalidade de pesquisa aplicada, com pesquisa exploratória, em abordagem qualitativa, por método indutivo, mediante pesquisa bibliográfica, toda ela especializada sobre o tema. Inicialmente, será realizada uma análise da lei de recuperação de empresas em crise e a falência, tratando de seu sentido, princípios e evolução. Em sequência, será feita abordagem explicativa e descritiva da Análise Econômica do Direito, com esteio sobretudo em suas ferramentas metodológicas, para, ao final, se constatar ser inevitável tal inteiração.

Biografía del autor/a

Henrique Avelino Lana, PUC MINAS

Doutor, Mestre e Especialista em Direito pela PUC MINAS. Professor de cursos de graduação e pós graduação em Belo Horizonte / MG.

Publicado

19/03/20

Número

Sección

Articulo (s)

Artículos más leídos del mismo autor/a