DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E TECNOLOGIA: ANÁLISE À LUZ DA TEORIA DA COMPLEXIDADE

Autores

  • Cintya Maria Nishimura Durães Universidade de Marília - UNIMAR
  • Elaine Cristina Sotelo Fachini Universidade de Marília - UNIMAR
  • Maria de Fátima Ribeiro Universidade de Marília - UNIMAR

DOI:

https://doi.org/10.46560/meritum.v14i2.7061

Palavras-chave:

Desenvolvimento Sustentável, Tecnologia, Teoria da Complexidade.

Resumo

O consumo de bens industrializados segue crescendo desde que a produção em larga escala tornou-se possível pela invenção de máquinas e equipamentos. Com isso, o acúmulo de resíduos sólidos no planeta Terra passou a existir e produzir consequências para o meio ambiente. O presente estudo analisa, à luz da teoria da complexidade de Edgar Morin, como o desenvolvimento sustentável e a tecnologia podem alterar a forma de consumo da sociedade atual. A existência de um meio ambiente equilibrado é imprescindível para a vida humana. As águas limpas, o ar livre de poluição, as diversas formas de vida animal e vegetal saudáveis formam um conjunto de condições que possibilita a continuidade da existência do ser humano no planeta terra. Todavia, a intensificação do consumo, destacadamente de plásticos descartáveis, ocasiona grave degradação ambiental. Assim, questiona-se: como conciliar o desenvolvimento sustentável, a tecnologia e a forma como o consumo ocorre nos dias atuais, visando a preservação do meio ambiente natural contra as agressões provocadas pelos resíduos sólidos plásticos? O questionamento é complexo, por isso as possíveis soluções são complexas. Justifica-se o estudo do tema pela necessidade de mudanças urgentes na forma de produção e consumo da sociedade humana, produtora de impactos sobre a natureza, com consequências no presente e no futuro. Objetiva-se verificar como o desenvolvimento sustentável e a tecnologia podem contribuir para a redução desse material no meio ambiente natural. Buscar-se-á diagnosticar quais instrumentos adotados pelo poder público incentivam a sustentabilidade em meio à sociedade brasileira. Adota-se o método hipotético-dedutivo, partindo-se da hipótese de que o equilíbrio entre os elementos é possível. Averiguou-se a necessidade de serem criadas políticas públicas que fomentem o desenvolvimento sustentável aliado ao uso da tecnologia, bem como o incentivo à redução do consumo, reutilização e reciclagem de materiais plásticos.

Biografia do Autor

Cintya Maria Nishimura Durães, Universidade de Marília - UNIMAR

Mestranda em Direito do Programa de Mestrado da Universidade de Marília – UNIMAR. Bolsista Capes/PROSUP, vinculada ao grupo de pesquisa Globalização, Direito e Economia do Programa de Mestrado da UNIMAR. Especialista em Direito Processual Civil pela Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC. Advogada. 

Elaine Cristina Sotelo Fachini, Universidade de Marília - UNIMAR

Mestranda do Programa de Mestrado em Direito, da Universidade de Marília – UNIMAR, bolsista PROSUP/CAPES. Vinculada ao Grupo de Pesquisa: Globalização, Direito e Economia.

Maria de Fátima Ribeiro, Universidade de Marília - UNIMAR

Doutora em Direito Tributário pela PUC-SP. Pós Doutora em Direito Fiscal pela Universidade de Lisboa. Docente titular do Programa de Mestrado e Doutorado em Direito da UNIMAR – Marília/SP.

Downloads

Publicado

19/03/20