JUVENTUDE E SUICÍDIOS: EXAME DA POLÍTICA DE PREVENÇÃO DO SUICÍDIO NO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE

Autores

  • Cristiano Lange dos Santos Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
  • João Pedro Schmidt Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

DOI:

https://doi.org/10.46560/meritum.v14i2.7330

Palavras-chave:

juventude, suicídios, políticas públicas, Porto Alegre.

Resumo

O presente artigo objetiva fazer uma reflexão crítica sobre o fenômeno psicossocial da automutilação e do suicídio, em adolescentes e jovens com idade entre 15 e 29 anos, tendo como recorte geográfico o Município de Porto Alegre. O problema definido é examinar, a partir das recomendações do Mental Health Action Plan 2013-2020 - Plano de Ação de Saúde Mental 2013-2020, da Organização Mundial da Saúde, e da Política Nacional de Prevenção da Automutilação e Suicídio. A pergunta norteadora é: existe em Porto Alegre uma política pública municipal de prevenção da automutilação e do suicídio, com caráter multissetorial e integrador, que atenda as diretrizes da Organização Mundial de Saúde e da política nacional? A hipótese é que a política não está estruturada à luz das recomendações da Organização Mundial da Saúde e da Política Nacional. Adota-se a perspectiva metodológica do ciclo de políticas públicas, com recurso à pesquisa documental e bibliográfica. A linha conclusiva do trabalho é que as ações municipais não compõem um programa permanente e efetivo de prevenção à automutilação e ao suicídio destinado aos jovens de Porto Alegre.

Biografia do Autor

Cristiano Lange dos Santos, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Doutor em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) com doutorado sanduíche na Universidade de Burgos (UBU) na Espanha financiado pela CAPES. Integrante do Grupo de Estudos em Direitos Humanos de Crianças, Adolescentes e Jovens (GRUPECA/UNISC).

João Pedro Schmidt, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com pós-doutorado pela The George Washington University, Estados Unidos. Professor da Universidade de Santa Cruz do Sul, docente do Programa de Pós-Graduação em Direito.

Downloads

Publicado

19/03/20