DIREITO À EDUCAÇÃO, POLÍTICAS PÚBLICAS E O ENSINO SUPERIOR NA REGIÃO DO COREDE NORTE/RIO GRANDE DO SUL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46560/meritum.v16i1.8005

Palavras-chave:

Direito à Educação, Ensino Superior, Políticas Públicas, Região Norte do Rio Grande do Sul

Resumo

O artigo busca refletir sobre a trajetória histórica e contribuições das políticas públicas e as instituições de ensino da região Norte do Rio Grande do Sul, focando a análise a partir de levantamento de dados sobre a evolução quantitativa do número de instituições de ensino superior e de estudantes na região, no período compreendido entres 2000 e 2018, concernente ao direito à educação.  A problemática posta busca evidenciar de que forma as instituições de ensino superior estão auxiliando e potencializando as vocações produtivas e as demandas sociais que induzam à descentralização/concentração do desenvolvimento na região. O estudo compreende os 32 municípios incluídos no Conselho Regional de Desenvolvimento Norte do Rio grande do Sul (COREDE Norte). Utiliza-se o procedimento metodológico bibliográfico-investigativo, acrescido de dados e estatísticas do MEC, IPEA, FEE, INEP e COREDE Norte.

Biografia do Autor

Thaís Janaina Wenczenovicz, UERGS

Docente adjunta/pesquisador sênior da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul/UERGS. Professora Titular no Programa de Pós-Graduação em Educação/UERGS e no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito/UNOESC. Professora Colaboradora no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Estadual do Paraná- UNIOESTE. Avaliadora do INEP - BNI ENADE/MEC. Membro do Comitê Internacional Global Alliance on Media and Gender (GAMAG) - UNESCO. Líder do Grupo de Pesquisa CNPq/UERGS Direitos Humanos e Justiça: perspectivas decoloniais

Eliziário Noé Toledo, UFFS

Sociólogo, doutor em Desenvolvimento Sustentável (CDS-UnB), mestre em Desenvolvimento Rural (PGDR-UFRGS), mestre em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGCTA-UFFS).

Publicado

12/11/21

Edição

Seção

Artigos