DIREITO À EDUCAÇÃO, POLÍTICAS PÚBLICAS E O ENSINO SUPERIOR NA REGIÃO DO COREDE NORTE/RIO GRANDE DO SUL
DOI:
https://doi.org/10.46560/meritum.v16i1.8005Palabras clave:
Direito à Educação, Ensino Superior, Políticas Públicas, Região Norte do Rio Grande do SulResumen
O artigo busca refletir sobre a trajetória histórica e contribuições das políticas públicas e as instituições de ensino da região Norte do Rio Grande do Sul, focando a análise a partir de levantamento de dados sobre a evolução quantitativa do número de instituições de ensino superior e de estudantes na região, no período compreendido entres 2000 e 2018, concernente ao direito à educação. A problemática posta busca evidenciar de que forma as instituições de ensino superior estão auxiliando e potencializando as vocações produtivas e as demandas sociais que induzam à descentralização/concentração do desenvolvimento na região. O estudo compreende os 32 municípios incluídos no Conselho Regional de Desenvolvimento Norte do Rio grande do Sul (COREDE Norte). Utiliza-se o procedimento metodológico bibliográfico-investigativo, acrescido de dados e estatísticas do MEC, IPEA, FEE, INEP e COREDE Norte.Descargas
Publicado
12/11/21
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