REFLEXÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO DOS ESTADOS SOB A PERSPECTIVA DA CAPTAÇÃO DE INVESTIMENTOS ESTRANGEIROS

Autores

  • Joice Duarte Gonçalves Bergamaschi Universidade Estadual de Londrina - UEL/PR.
  • Tania Lobo Muniz Universidade Estadual de Londrina - UEL/PR.
  • Elve Miguel Cenci Universidade Estadual de Londrina - UEL/PR.

DOI:

https://doi.org/10.46560/meritum.v15i3.8029

Palavras-chave:

Desenvolvimento. Desregulação. Globalização. Investimentos estrangeiros. Soberania.

Resumo

O fenômeno da globalização e expansão dos mercados, acentuado a partir da propagação de ideais neoliberais, possibilitou que a atuação dos agentes econômicos transpusesse fronteiras estatais com enorme facilidade, o que implicou num grande desafio à governança dos Estados, tendo em vista que o conceito tradicional de soberania não se mostrava suficiente a regulamentar as relações que ocorriam em nível transnacional. A fluência e vultuosidade das atividades comerciais viabilizou o extraordinário crescimento das atividades das chamadas empresas transnacionais, cujo potencial econômico se tornou determinante para a atuação dos Estados, que passaram a competir entre si, com a formalização de acordos internacionais e com a flexibilização de normas internas, a fim de se tornar solo atrativo para investimentos estrangeiros. Assim, por meio do método dedutivo, o estudo analisará as consequências provocadas pela desregulamentação, de modo a concluir que os investimentos captados nem sempre repercutirão no desenvolvimento dos Estados.

Biografia do Autor

Joice Duarte Gonçalves Bergamaschi, Universidade Estadual de Londrina - UEL/PR.

Mestre em Direito Negocial pela Universidade Estadual de Londrina – UEL/PR, com Bolsa CAPES. Bacharel em Direito pela Universidade Paranaense – UNIPAR/PR.

Tania Lobo Muniz, Universidade Estadual de Londrina - UEL/PR.

Doutora em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Graduada em Direito pela Universidade Estadual de Londrina – UEL/PR. Docente titular do Programa de Mestrado em Direito Negocial da Universidade Estadual de Londrina – UEL/PR.

Elve Miguel Cenci, Universidade Estadual de Londrina - UEL/PR.

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ-RJ. Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC/RS. Graduado em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo – UFF/RS. Graduado em Direito pelas Faculdades Metropolitanas de Londrina – FML/PR. Coordenador e Docente titular do Programa de Mestrado em Direito Negocial da Universidade Estadual de Londrina - UEL./PR. 

Publicado

23/12/20