A EXCLUSÃO DIGITAL E A CIDADANIA PARTICIPATIVA NA SOCIEDADE EM REDE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46560/meritum.v15i4.8065

Palavras-chave:

Cidadania participativa, Cidadania eletrônica, Exclusão digital, Internet, Sociedade em rede.

Resumo

A sociedade se transforma cada vez com mais intensidade a partir das inovações trazidas pelo uso de novas tecnologias, de forma a possibilitar novas formas de pensar, agir, interagir e informar e transformar o modo em que se vive em escala local, regional, nacional e mundial. A partir da formatação dessa nova sociedade, a qual Castells (2005) denomina de sociedade em rede, há que se refletir acerca de uma nova forma de exclusão social a ela inerente, isto é, a exclusão digital ou no termo mais conhecido em inglês digital divide. Dessa forma, o presente trabalho girou em torno da seguinte problemática: de que forma a digital divide está relacionada com o exercício da cidadania participativa, sobretudo no âmbito eletrônico, na sociedade em rede?Para realização da pesquisa, adotou-se o método dedutivo, a partir de técnica de pesquisa bibliográfica e documentação indireta. A partir da pesquisa realizada, foi possível concluir que os aspectos que envolvem a exclusão digital vão além do mero acesso à internet ou aos tradicionais mecanismos eletrônicos, tais como computador ou celular, e abarcam diversos fatores, de ordem técnica, social e geográfica. Neste sentido, superar a digital divide, por meio da ampliação/criação de políticas públicas que combatam as desigualdades sociais  e as limitações técnicas, geracionais, étnicas, culturais, sociais e geográficas é fundamental para o aumento da utilização da cidadania digital como instrumento para o fortalecimento da participação política, em especial, no âmbito da cidadania participativa.

Biografia do Autor

André Afonso Tavares, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

Mestrando do Programa de Pós-Graduação/Mestrado em Direito da UNESC. Membro do Núcleo de Estudos em Estado, Política e Direito (NUPED/UNESC) Especialista em Direito Público e em Auditoria Governamental. Graduado em Direito e em Ciências Contábeis. Graduando em Engenharia de Software. Advogado. Contador.

Reginaldo de Souza Vieira, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

Doutor (2013) e Mestre (2002) em Direito pelo Programa de Pós-graduação em Direito – Mestrado e Doutorado,  da  Universidade  Federal  de  Santa  Catarina.  Professor,  pesquisador  e  Coordenador Adjunto  do  Programa  de  Pós-Graduação  em  Direito  (PPGD/UNESC).  Professor  e  pesquisador  do Programa  de  Pós-Graduação  em  Desenvolvimento  Socioeconômico  (PPGDS/UNESC).  Professor titular  da  Universidade  do  Extremo  Sul  Catarinense. Coordenador do Núcleo de Estudos em Estado, Política e Direito (NUPED/UNESC) e do Laboratório de Direito Sanitário e Saúde Coletiva (LADSSC/UNESC). Membro da Rede Ibero-americana de Direito Sanitário. Membro e Coordenador da Rede Brasileira de Pesquisa Jurídica em Direitos Humanos

Publicado

15/09/21