(RE) PENSANDO A DIFERENÇA:

A (DES) CONSTRUÇÃO DOS PAPÉIS DE GÊNERO SOB A ÓTICA DE LUIS ALBERTO WARAT

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.46560/meritum.v17i3.9148

Resumen

Este artigo se propõe a analisar e compreender os papéis de gênero, os quais, diuturnamente, são atravessados por mecanismos de poder, bem como pelos processos de subjetividade. Parte-se do pressuposto de que os papéis de gênero são socialmente e culturalmente delineados, criando no imaginário social, normas e condutas destinadas a homens e mulheres em suas práticas e vivências. Neste sentido, o poder é estrategicamente inserido nestes papéis, buscando solidificá-los em distintos momentos. Analisa-se, igualmente, a categoria da diferença, buscando percebê-la sob o viés do enfrentamento de sua imposição nos papéis de gênero. Nesta ótica, por intermédio do pensamento waratiano, busca-se um olhar voltado à premissa de que homens e mulheres rompam com o véu binário, explorando os gêneros enquanto devires nômades, e buscando o reconhecimento das diferenças como potências de transformação social. No aspecto metodológico, utiliza-se o método de abordagem hipotético-dedutivo.

Biografía del autor/a

Lucimary Leiria Fraga, UNIJUÍ

Doutoranda em Direitos Humanos (UNIJUÍ). Bolsista integral PROSUC/CAPES. Mestranda em Desenvolvimento e Políticas Públicas (UFFS). Mestra em Direito (URI), Campus de Santo Ângelo. Bacharela em Direito (URI) Membro do Grupo de Pesquisa Novos Direitos em Sociedades Complexas, vinculado ao Programa Stricto Sensu Mestrado e Doutorado em Direito da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI Campus de Santo Ângelo-RS (CNPQ). Membro do Grupo de Pesquisa Fundamentação crítica dos Direitos Humanos (UNIJUÍ). Pesquisa temas relacionados a mulheres Trans, identidades e direito à diferença. E-mail: lucimary23@hotmail.com.

Juliani Borchardt da Silva, URI

Pós-doutoranda em Direito (URI). Doutora e Mestra em Memória Social e Patrimônio Cultural (UFPEL). Bacharela em Administração- Projetos e Empreendimentos Turísticos (URI). Especialista em História, Cultura, Memória e Patrimônio (URI). Especialista em Democracia Participativa, República e Movimentos Sociais (UFMG). Graduada em História-Licenciatura (UNINTER). Possui experiência em organizações civis e públicas que tratam da temática do Patrimônio Arqueológico, histórico, cultural e de memória. Atualmente atua na assessoria acadêmica da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Cerro Largo-RS. E-mail: julianiborchardt@gmail.com.

Ivo dos Santos Canabarro, UNIJUÍ

Pós-doutorado e doutorado em História Social pela UFF (Universidade Federal Fluminense) e UP3 (Universidade de Paris III). Professor permanente no PPGDH – Mestrado e Doutorado em Direitos Humanos – UNIJUI/RS. Pesquisador associado a UNESCO – Cátedra diversidade cultural, gênero e fronteiras – E-mail: ivo.canabarro@unijui.edu.br.

 

Publicado

18/04/23

Número

Sección

Articulo (s)