PODEMOS FALAR EM “CRISE DA DEMOCRACIA BRASILEIRA”?

DAS POSSÍVEIS CAUSAS E PROPOSTAS PARA O FORTALECIMENTO DEMOCRÁTICO

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.46560/meritum.v18i1.9231

Résumé

O tema do presente artigo é a democracia brasileira e os problemas que vem enfrentando no cenário político atual sob os auspícios de uma “crise da democracia liberal”. O trabalho objetiva aprofundar no panorama atual da democracia brasileira, o que será feito por pesquisa bibliográfica e documental. Propõe alguns questionamentos: quão grave e o que significa viver uma crise democrática? quais as razões? quais possíveis soluções para reversão do quadro? quais os principais inimigos da democracia brasileira, na atualidade? Concluiu-se que a crise da democracia é uma crise que pode ser associada a um movimento de autocratização e subversão sub-reptícia da democracia, praticados notadamente por governos populistas, que em um cenário de insucesso econômico, corrupção, desconfiança generalizada, ganha apoio e força. O ambiente institucional vivenciado ainda aspira valores democráticos, mas há uma forte tendência que isso seja afetado negativamente no futuro.

Bibliographies de l'auteur-e

Gabriela Möller, UNOESC

Doutoranda (2021) com Bolsa PROSUC/CAPES e Mestra (2021) em Direito pelo PPGD/Unoesc. Professora no Curso de Direito da Unoesc - Joaçaba. Bolsista de iniciação científica durante a Graduação em grupo voltado ao estudo do Processo Civil e da Teoria do Direito. 

Cristhian Magnus De Marco, Unoesc

Pós-doutorado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. Mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Professor e pesquisador do Programa de Pesquisa, Extensão e Pós-graduação em Direito da Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC, mestrado e doutorado. Áreas de interesse: Teoria dos Direitos Fundamentais; Direito à Moradia; Desenvolvimento Sustentável; Cidades Sustentáveis. 

Téléchargements

Publié-e

29/05/24

Numéro

Rubrique

Des articles