AUDIÊNCIAS PÚBLICAS NO PODER JUDICIÁRIO E OS DIREITOS DA PERSONALIDADE:

UMA ANÁLISE À LUZ DAS TEORIAS DE JÜRGEN HABERMAS E PETER HÄBERLE

Autores

  • Dirceu Pereira Siqueira Centro Universitário de Maringá - UNICESUMAR
  • Bruna Caroline Lima de Souza Universidade Cesumar - UNICESUMAR - Maringá/PR

DOI:

https://doi.org/10.46560/meritum.v16i3.8419

Resumo

Os direitos da personalidade representam direitos de suma importância na efetivação da dignidade da pessoa humana e na garantia do livre e pleno desenvolvimento das pessoas e de sua personalidade, de forma que a busca por instrumentos que viabilizem a efetivação dos mesmos faz-se essencial. No mesmo cenário, o contexto democrático também vem exigindo instrumentos que viabilizem uma participação ativa da sociedade nas decisões estatais, e de modo especial no contexto do Poder Judiciário. Desta forma, o presente artigo visa analisar o instrumento das audiências públicas no Poder Judiciário à luz das teorias propostas por Habermas e Häberle, bem como aferir se as mesmas podem vigorar como um instrumento de efetivação dos direitos da personalidade. De modo específico, analisa-se-á a teoria habermesiana e a teoria de Peter Häberle, destacando seus principais aspectos e se é possível encontrar relação entre as mesmas e as audiências públicas, bem como analisará a importância dos direitos da personalidade na tutela da pessoa humana e se as audiências públicas vigoram como um instrumento hábil à efetivação dos mesmos. Como problemáticas, questiona-se: as audiências públicas no Poder Judiciário podem ser vislumbradas como uma forma de instrumentalização das teorias de Jürgen Habermas e Peter Häberle no contexto jurídico vigente? Tais audiências podem vigorar como um instrumento de efetivação dos direitos da personalidade no âmbito jurisdicional? Para tanto, utilizar-se-á do método dedutivo e da metodologia pautada na técnica de revisão bibliográfica.

Biografia do Autor

Dirceu Pereira Siqueira, Centro Universitário de Maringá - UNICESUMAR

Coordenador e Professor Permanente do Programa de Doutorado e Mestrado em Direito do Centro Universitário Cesumar (UniCesumar); Pós-doutor em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (Portugal), Doutor e Mestre em Direito Constitucional pela Instituição Toledo de Ensino - ITE/Bauru, Especialista Lato Sensu em Direito Civil e Processual Civil pelo Centro Universitário de Rio Preto, Pesquisador Bolsista - Modalidade Produtividade em Pesquisa para Doutor - PPD - do Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICETI), Professor nos cursos de graduação em direito da Universidade de Araraquara (UNIARA) e do Centro Universitário Unifafibe (UNIFAFIBE), Professor Convidado do Programa de Mestrado University Missouri State – EUA, Editor da Revista Direitos Sociais e Políticas Públicas (Qualis B1), Consultor Jurídico, Parecerista, Advogado. E-mail: dpsiqueira@uol.com.br

Bruna Caroline Lima de Souza, Universidade Cesumar - UNICESUMAR - Maringá/PR

Mestre em Ciências Jurídicas pelo Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR), na condição de Bolsista da CAPES (Modalidade Bolsa/ PROSUP); Pós-graduanda em Direito Processual Civil no Centro Universitário Internacional – UNINTER; Bacharel em Direito pelo Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR), na condição de bolsista PROUNI. Endereço eletrônico: brunacarolinelimadesouza@gmail.com.

Downloads

Publicado

16/03/22