MEDIAÇÃO

UMA ANÁLISE DA ATUAÇÃO MULTIFORME DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NA RESOLUÇÃO CONSENSUAL DOS CONFLITOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46560/meritum.v19i2.10046

Resumo

Nos últimos anos, o sistema de justiça vem experimentando uma grande expansão. Fechado em estruturas rígidas ligadas ao monopólio do exercício da jurisdição estatal, foi surpreendido com o surgimento de uma série de métodos alternativos de resolução de conflitos, dentre os quais, destaca-se a mediação. A presente pesquisa busca compreender de que modo a elasticidade de atuação da administração pública no campo da mediação contribui para a horizontalização da relação entre as partes interessadas na solução negociada e, consequentemente, para a efetivação de direitos. Assim, tem-se como objetivo norteador revelar as multifacetas da Administração Pública na utilização/desempenho da mediação. Nesse caminho é fundamental estudar exemplos de como outros países adotaram este sistema, identificar a base principiológica constitucional que legitima a adoção de técnicas de consensualidade no âmbito da administração pública e examinar o seu papel como incentivadora, identificar sua atuação enquanto parte e verificar como esta exerce o papel de mediadora do conflito passível de resolução consensual. Para atender aos objetivos propostos, o presente trabalho utiliza o método hipotético-dedutivo, por meio de pesquisa bibliográfica cuja abordagem é qualitativa, que tem como principal característica o aprofundamento no contexto em estudo e a possibilidade de interpretar os dados perante a realidade.

Biografia do Autor

Jaquelinne Mickaelly Galindo, Direito, Recife/PE, Faculdade Damas da Instrução Cristã

Formação acadêmica: Bacharelado em Direito pela Faculdade Damas da Instrução Cristã (2017) e mestrado em DIREITO com área de concentração em História do Pensamento Jurídico, na linha de pesquisa de História das ideias penais pela Faculdade Damas da Instrução Cristã (2019). 

Marcus Brener Gualberto de Aragão, Ambra Universidade: Orlando, Flórida, US

2024 – Mestrando em Direito, em Métodos adequados de resolução de conflitos pela Ambra University: Orlando, Flórida, US.

2021-2022 – Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Notarial e Registral. FACULDADE CERS: Recife, BR.

20202022 – Pós-Graduação Lato Sensu em Processo Civil Contemporâneo: novas tendências.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro: Rio de Janeiro, BR

20072012 – Graduação em Direito.
Universidade Federal do Pará: Belém, BR

Paulo Márcio Reis Santos, Universidade FUMEC, Faculdade de Ciências Humanas.

2015 - 2019 Doutorado em Direito (conceito CAPES 7). Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais, FDUFMG, Brasil.
Título: Umbrella Effects e a Repressão a Cartéis no Brasil: análise sob a ótica do private enforcement , Ano de obtenção: 2019.
Orientador: Amanda Flávio de Oliveira. 2007 - 2009 - Mestrado em Direito (conceito CAPES 7). Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais, FDUFMG, Brasil.
Título: O Conselho Administrativo de Defesa Econômica e a utilização da Análise Econômica do Direito como garantia da liberdade da pessoa e da empresa no processo judicial de defesa da concorrência , Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: João Bosco Leopoldino da Fonseca. 2006 - 2007 Especialização em Direito de Empresa. (Carga Horária: 360h).
Centro de Atualização em Direito, CAD, Brasil.
Título: Práticas Concertadas: análise do caso cartonboard.
Orientador: Mestre Otavio Vieira Barbi. 2003 - 2004 Especialização em Direito Público. (Carga Horária: 396h).
Centro Universitário Newton Paiva, CNP, Brasil.
Título: O julgamento imediato pela segunda instância ante o princípio do duplo grau de jurisdição.
Orientador: Professor Adriano de Almeida Lopes. 1998 - 2003 Graduação em Direito.
Universidade FUMEC, FUMEC, Brasil.
Título: O imposto sobre serviços ante a locação de bens móveis.
Orientador: Professor Mestre Alexandre Aroeira Salles.

 

Downloads

Publicado

03/12/2025

Edição

Seção

Artigos