MEDIAÇÃO ESCOLAR
INSTRUMENTO DE ENFRENTAMENTO À AO BULLYING ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.46560/meritum.v18i3.9756Resumo
O presente trabalho tem por objetivo analisar o fenômeno social do bullying, bem como averiguar se a Mediação Escolar é um dos mecanismos extrajudiciais de solução de conflitos (MESCS) adequados ao enfrentamento deste tipo específico de violência. Para tanto, analisar-se-á o conceito de bullying, seus elementos, causas endógenas e exógenas, tipos, assim como os tipos tradicional e alternativo de enfrentamento dessa violência. Para a análise da problemática levantada, a metodologia de pesquisa adotada é do método de abordagem dedutivo, de procedimento histórico e comparativo, fundamentado na pesquisa bibliográfica nacional e estrangeira. Ao final da pesquisa, espera-se demonstrar que dentre os diversos mecanismos (tradicional e alternativo) de resolução de conflitos, a Mediação Escolar é o mecanismo mais adequado de solução dos conflitos e violência de natureza escolar, por ser mais célere e menos custoso, mais principalmente por oportunizar a proteção da integridade psíquica de suas vítimas.
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