SHARENTING: L'AUTONOMIE PROGRESSIVE DES ENFANTS ET DES ADOLESCENTS COMME LIMITE À LA LIBERTÉ D'EXPRESSION DES PARENTS DANS L'ENVIRONNEMENT VIRTUEL
A AUTONOMIA PROGRESSIVA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COMO LIMITE À LIBERDADE DE EXPRESSÃO DOS PAIS NO AMBIENTE VIRTUAL
DOI :
https://doi.org/10.46560/meritum.v17i2.8691Résumé
O escopo da pesquisa é analisar como a exposição de crianças e adolescentes na Internet, em especial nas redes sociais, pelos próprios genitores, fenômeno conhecido como sharenting, é limitada pelos direitos da personalidade dos vulneráveis e pela autonomia progressiva destes. O objetivo é realizar uma reflexão no sentido de que em que pese o compartilhamento dos pais envolvendo seus filhos seja uma forma de exercício da liberdade de expressão, isso pode vir a ferir o livre desenvolvimento saudável dos infantojuvenis, sem prejuízo de seus direitos da personalidade, tal como o direito à imagem. O método utilizado é o hipotético-dedutivo e a metodologia é a de revisão bibliográfica, por intermédio da consulta de artigos, livros, notícias e demais materiais já publicados. Como resultado, verificou-se que o sharenting fere os direitos de crianças e adolescentes, de forma que estes devem, quando possível, ser consultados acerca da vontade de terem suas imagens e informações publicadas na rede.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).