A TRANSEXUALIDADE NO CONTEXTO DA SAÚDE: INFORMAÇÃO PARA A CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS

Autores

  • Janaína Machado Sturza Programa de Pós Graduação em Direito - Mestrado e Doutorado. Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ.
  • Vera Lucia Spacil Raddatz Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ.
  • Kaoanne Wolf Krawczak Programa de Pós Graduação em Direito - Mestrado e Doutorado. Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI Santo Ângelo.

DOI:

https://doi.org/10.46560/meritum.v15i3.7775

Palavras-chave:

comunicação, cidadania, direitos humanos, saúde, transexualidade

Resumo

Este artigo tem como objetivo propor uma reflexão sobre a transexualidade no contexto da saúde, estabelecendo uma interlocução com a comunicação para a cidadania e direitos humanos. O problema investiga em que medida a comunicação dialógica, especialmente o direito à informação, pode proporcionar aos transexuais a equidade na saúde, a partir de um processo de inclusão social. Realizou-se um estudo bibliográfico, seguindo o método hipotético dedutivo. Verificou-se como essencial a (re) organização de um sistema de saúde pública que acolha a todos sem distinção, porém, sem esquecer das individualidades.

Biografia do Autor

Janaína Machado Sturza, Programa de Pós Graduação em Direito - Mestrado e Doutorado. Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ.

Pós Doutora em Direito pela Unisinos. Doutora em Direito pela Universidade de Roma Tre/Itália. Mestre em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul – Unisc. Especialista em Demandas Sociais e Políticas Públicas também pela Unisc. Professora na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí, lecionando na graduação em Direito e no Programa de Pós Graduação em Direitos - Mestrado e Doutorado. Integrante da Rede Iberoamericana de Direito Sanitário. Integrante do comitê gestor da Rede de pesquisa em Direitos Humanos e Políticas Públicas. Integrante do grupo de pesquisa Biopolítica e Direitos humanos (CNPq). Pesquisadora Gaúcha Fapergs – PqG Edital 05/2019.

Vera Lucia Spacil Raddatz, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ.

Doutora em Comunicação pelo Programa de Pós Graduação e Informação da UFRGS. Professora do PPGD- Programa de Pós Graduação em Direito - Cursos de Mestrado e Doutorado em Direitos Humanos - e do Curso de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unijuí. É organizadora de duas obras publicadas em 2015 pela Editora Unijuí: " Educação e Comunicação para os Direitos Humanos" e " Comunicação, Cultura e Fronteiras". Dedica-se à pesquisa: em direitos humanos, na perspectiva do direito à informação; à interface entre a "Comunicação e a Educação" e ao estudo da "Comunicação e Fronteiras". Coordena os projetos de pesquisa:"Mídia e Sociedade: o direito à informação" e "A identidade fronteiriça nas ondas do rádio". Participa do grupo Mídia Sonora da Intercom, da Rede Alfredo de Carvalho e da ABPEducom. Integra o Grupo de Pesquisa do CNPq Direitos Humanos, Governança e Democracia e participa do Grupo Interdisciplinar Estudos em Gestão Pública, Desenvolvimento e Cidadania. Coordena o Núcleo de Educação e Informação em Direitos Humanos - NEIDH - junto ao PPGD - Programa de Pós-Graduação em Direito - Cursos de Mestrado e Doutorado em Direitos Humanos, da Unijuí.

Kaoanne Wolf Krawczak, Programa de Pós Graduação em Direito - Mestrado e Doutorado. Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI Santo Ângelo.

Doutoranda e Bolsista Integral Capes no Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Direito - Curso de Doutorado em Direitos Especiais pela URI/SAN. Mestra em Direito pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul -UNIJUÍ. Integrante do Grupo de Pesquisa Biopolítica e Direitos Humanos certificado pelo CNPQ. Bacharel em Direito pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ. Advogada.

Publicado

23/12/20