PRÁXIS E REDES SOCIAIS: UMA ANÁLISE DAS NOVAS MANIFESTAÇÕES SOCIAIS

Autores

  • Elísio Augusto Velloso Bastos Centro Universitário do Estado do Pará- CESUPA
  • Bruna Luísa Batista de Barros Centro Universitário do Pará - CESUPA

DOI:

https://doi.org/10.46560/meritum.v15i1.7882

Palavras-chave:

Democracia liberal, Globalização, Politização, Pós-Política, Mídias Sociais

Resumo

 O presente artigo tem por objetivo realizar uma análise reflexiva frente ao cenário político de crise democrática, que se apresenta, atualmente, em âmbito mundial. A globalização e as redes sociais têm sido apontadas como as ferramentas principais para a mobilização política de cidadãos que se veem insatisfeitos com o regime democrático, assim como para a divulgação de modelos políticos alternativos à fórmula liberal-democrática estabelecida. Observa-se a necessidade primordial de politização dos novos movimentos sociais como meio de assegurar mudanças efetivas na sociedade. Contudo, nota-se que ocorre o processo inverso, a despolitização, como forma de desmobilizar as lutas sociais. Por fim, salienta-se durante toda pesquisa o papel da ação política popular como meio de contestação do status quo e das opressões existentes na sociedade, e, de forma concorrente a este, o desenvolvimento da práxis como processo dialético, a partir dos escritos de Antonio Gramsci.

Biografia do Autor

Elísio Augusto Velloso Bastos, Centro Universitário do Estado do Pará- CESUPA

Doutor em Direito do Estado pela faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Professor em Direitos Humanos e em Teoria Geral da Constituição (Graduação) e em Teoria da Constituição no Centro Universitário do Estado do Pará- CESUPA. Coordenador do Grupo de Pesquisa Inteligência Artificial, Democracia e Direitos Fundamentais. Procurador do Estado do Pará. Advogado

Bruna Luísa Batista de Barros, Centro Universitário do Pará - CESUPA

Graduanda na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Pará. Integrante do Grupo de Pesquisa “Inteligência Artificial e Direitos Fundamentais”.

Publicado

16/08/20

Edição

Seção

Artigos