DAS FORMAS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E OS IMPACTOS NOS PADRÕES DE CONSUMO E A PROTEÇÃO DOS DIREITOS DA PERSONALIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46560/meritum.v15i4.7954

Palavras-chave:

inteligência artificial. Direitos da personalidade. Direito à privacidade.

Resumo

Nesta pesquisa apresentar-se-á o conceito de consumidor como minoria e grupo vulnerável em relação aos anúncios que lhe são apresentados diariamente via redes sociais e demais meios de comunicação por meio da inteligência artificial. A inteligência artificial verifica quais são os padrões de consumo das pessoas e utiliza essas informações para a reprodução de anúncios que sejam supostamente do interesse do consumidor, o que pode levar a violação de seus direitos da personalidade, como intimidade, privacidade, dentre outros. A pesquisa se utilizou do método hipotético-dedutivo, analisando as doutrinas existentes acerca do tema, bem como artigos científicos e jurisprudência.

Biografia do Autor

Jaqueline Silva Paulichi, UNICESUMAR MARINGÁ

Doutoranda em Ciências Jurídicas pena Unicesum ar- Bolsista Prosup. Mestre no Programa de Mestrado em Direitos da Personalidade do Centro Universitário Cesumar (UNICESUMAR); Especialista em Direito Aplicado pela Escola da Magistratura do Paraná (EMAP); Advogada em Maringá-PR. Especialista em Direito Civil e Processo Civil. Especialista em Direito Tributário.  Professora de direito Civil (Contrats e direitos Reais) Empresarial, e Estágio Supervisionado em direito Civil e Empresarial I. Endereço eletrônico:<j.paulichi@hotmail.com>

Valéria Silva Galdino Cardin, Unicesumar-PR Uem-PR

Pós-doutora em Direito pela Universidade de Lisboa; Doutora e mestre em Direito das Relações Sociais pela PUC-SP; Professora da UEM e da Unicesumar; Pesquisadora pelo ICETI. Advogada no Paraná. valeria@galdino.adv.br

Publicado

15/09/21

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)