O PAPEL DAS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CRISE DA DEMOCRACIA

Autores

  • Elísio Augusto Velloso Bastos Centro Universitário do Estado do Pará- CESUPA
  • Cristina Pires Teixeira de Miranda Centro Universitário do Estado do Pará- CESUPA
  • Daniela Rodrigues de Nardi Centro Universitário do Estado do Pará- CESUPA

DOI:

https://doi.org/10.46560/meritum.v15i4.7968

Palavras-chave:

Democracia, Crise, Novas Tecnologias de Informação e Comunicação, Importância.

Resumo

O presente estudo tem por objetivo geral investigar qual o papel a ser exercido pelas Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC´s) em relação à crise pela qual atravessa a Democracia atualmente em alguns lugares do mundo, inclusive no Brasil. Terão elas influência positiva ou negativa? Que ideias podem ser implementadas para motivar uma relação saudável entre as NTIC´s e a Democracia? A pesquisa ora desenvolvida tem caráter teórico-descritivo e viés qualitativo, que é proposto dentro de uma perspectiva crítica e reflexiva. Utiliza-se o método dedutivo, de procedimento histórico-comparativo e a técnica de pesquisa bibliográfica especializada no assunto pesquisado.

Biografia do Autor

Elísio Augusto Velloso Bastos, Centro Universitário do Estado do Pará- CESUPA

Doutor em Direito do Estado pela faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Professor em Direitos Humanos e em Teoria Geral da Constituição (Graduação) e em Teoria da Constituição no Centro Universitário do Estado do Pará- CESUPA. Coordenador do Grupo de Pesquisa Inteligência Artificial, Democracia e Direitos Fundamentais. Procurador do Estado do Pará. Advogado

Cristina Pires Teixeira de Miranda, Centro Universitário do Estado do Pará- CESUPA

Mestranda do Programa de Pós-graduação Stricto Senso em Direito, Políticas Públicas e Direitos Humanos do Centro Universitário do Pará – CESUPA. Membro do Grupo de Pesquisa Inteligência Artificial, Democracia e Direitos Fundamentais. Advogada do Banco do Estado do Pará - BANPARÁ.

Daniela Rodrigues de Nardi, Centro Universitário do Estado do Pará- CESUPA

Comunicóloga - Publicitária e Propagandista pelo Centro Universitário do Estado do Pará – CESUPA. Acadêmica de Direito pelo Centro Universitário do Estado do Pará – CESUPA. Membro do Grupo de Pesquisa Inteligência Artificial, Democracia e Direitos Fundamentais.

Publicado

15/09/21