O DEVEDOR CONTUMAZ DE TRIBUTOS SOB A ÓTICA DA ANÁLISE ECONÔMICA DO DIREITO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46560/meritum.v17i2.8928

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar o devedor contumaz de tributos no Direito Tributário, sob a ótica da Análise Econômica do Direito. O devedor contumaz é aquele que deixa de pagar os tributos devidos de forma consciente e reiterada, obtendo, assim, uma vantagem competitiva em relação aos demais concorrentes do mercado e causando prejuízos ao Fisco e à sociedade. O devedor contumaz do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços - ICMS declara as suas operações de vendas e calcula corretamente o imposto devido, separando a parcela de operações próprias daquela referente à substituição tributária, todavia não efetua o pagamento. A maximização da riqueza da sociedade tem que ser considerada em conjunto com as escolhas racionais dos indivíduos, que agem no intuito de maximizar seus interesses individuais.  A ação dos devedores contumazes é uma escolha racional em busca da maximização dos benefícios individuais, de forma a obter benefícios em detrimento da coletividade. O método utilizado é o dedutivo e o trabalho foi realizado por meio de revisão bibliográfica. Verifica-se que escolhas de não pagar os impostos devidos podem levar o mercado a ser ineficiente e, consequentemente, não maximizar o uso dos recursos existentes. Assim, não coibir a atuação dos devedores contumazes poderá gerar um efeito perverso para todo o sistema, diminuindo a arrecadação tributária e, também, influenciando outros empresários a agirem de forma análoga para poderem continuar competindo.

 

Biografia do Autor

Márcio Fernandes Lima, Mestrando PPGD-UNIMAR

Mestrando em Direito pela Universidade de Marília/SP (UNIMAR). Auditor Fiscal da Receita Estadual na SEFAZ/SP. Graduado em Direito pela ITE Bauru e em Gestão Empresarial pela FATEC/SP. Especializando em Direito Tributário (IBET/SP). Especialista em Gestão Pública pela Universidade de Uberlândia (UFU/MG) e em Gestão Empresarial pela ITE Bauru

Marisa Rossignoli

Docente do Programa de Pós Graduação em Direito da Universidade de Marília - UNIMAR. Doutora em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP, Mestre em Economia pela PUC-SP e graduada em Economia pela UNESP. Delegada Municipal do Conselho Regional de Economia para a cidade de Marília –SP. ORCID iD: http://orcid.org/0000-0001-6223-9146.

Downloads

Publicado

08/03/23

Edição

Seção

Artigos